doces

Au Gusto Doces

Sericaia

Ingredientes:

6 ovos L

150 g de açúcar

60 g de farinha de trigo sem fermento

500 ml de leite

1 pitada de sal

1 pau de canela

3 cascas de limão

Canela em pó q.b.

 

Preparação:

  1. Num tacho colocar o leite, as cascas de limão, o pau de canela e a pitada de sal. Levar ao lume até levantar fervura. Retirar do lume e deixar arrefecer (amornar). Rejeitar as cascas de limão e o pau de canela, coar e reservar.
  2. No tacho anteriormente usado, colocar a farinha de trigo e adicionar um pouco do leite reservado. Mexer com uma vara de arames até a farinha dissolver completamente. Juntar o restante leite, misturar e reservar.
  3. Separar as claras das gemas.
  4. Bater as gemas com o açúcar até ficar uma mistura cremosa e esbranquiçada. Juntar ao preparado do tacho e misturar.
  5. Levar ao lume médio mexendo sempre e energicamente com uma vara de arames até a mistura engrossar e começar a ferver. Retirar do lume, transferir para uma taça e deixar arrefecer (amornar).
  6. Ligar o forno a 180ºC.
  7. Bater as claras em castelo. Juntar as claras aos poucos ao creme reservado envolvendo com cuidado com uma vara de arames.
  8. Colocar o creme num prato de barro com cerca de 30 cm de diâmetro. Polvilhar a superfície com canela em pó a gosto e levar ao forno durante 40 minutos.
  9. Servir depois de frio.

 

Sugestão: Tradicionalmente a siricaia é servida acompanhada com compota de ameixas de Elvas, existindo contudo outras formas de acompanhamento. Eu sugiro servir acompanhado de morangos cortados, gelado de baunilha e compota de morangos. Fica uma combinação excelente.

 

Fatia de sericaia

 

 

Publicar um Comentário