bolos

Au Gusto Doces

Sublime de Chocolate com Frutos Vermelhos

Sublime de Chocolate com Frutos Vermelhos

Ingredientes:

Bolo

1 + 3/4 Chávenas de farinha de trigo

2 Chávenas de açúcar

3/4 Chávena de cacau em pó

2 Colheres (chá) de bicarbonato de sódio

1 Colher (chá) de fermento em pó

1 Colher (chá) de sal fino

1 Chávena de kefir natural à temperatura ambiente

1/2 Chávena de óleo vegetal

2 Ovos L à temperatura ambiente

1 Colher (chá) de extrato de baunilha

1 Chávena de café quente “de saco” acabado de fazer

130 g de frutos vermelhos frescos para a decoração

 

Compota de Frutos Vermelhos

150 g de frutos vermelhos congelados

150 g de morangos congelados

3 Colheres (sopa) de açúcar

 

Creme de Merengue Suíço

4 claras

150 g de açúcar

250 g de manteiga meio sal

1 colher (chá) de extrato de baunilha

 

Equivalências:

Chávena = Cup

Colher de chá = Teaspoon

Colher de sopa = Tablespoon

 

Preparação:

  1. Pré aquecer o forno a 180ºC.
  2. Untar com manteiga duas formas redondas de 20 x 6 cm. Forrar o fundo com papel vegetal, untar com manteiga e polvilhar com farinha.
  3. Peneirar a farinha, o açúcar, o cacau, o bicarbonato de sódio, o fermento em pó e o sal para a taça de uma batedeira. Misturar os ingredientes na batedeira na velocidade baixa.
  4. Numa jarra de vidro misturar o kefir (agitado) com o óleo, a baunilha e os ovos (mexidos) e misturar bem. Com a batedeira na velocidade baixa adicionar lentamente os ingredientes molhados aos secos. Raspar as laterais e o fundo da taça com uma espátula para que os ingredientes fiquem bem misturados.
  5. Ligar novamente a batedeira na velocidade baixa, adicionar lentamente o café quente e mexer apenas para combinar. No final raspar novamente as laterais e o fundo da taça com uma espátula e misturar para que os ingredientes fiquem bem ligados.
  6. Dividir a massa em duas partes iguais e colocar nas formas previamente preparadas. Levar ao forno a cozer durante 35 a 40 minutos, até que o verificador de bolo saia limpo (teste do palito).
  7. Deixar arrefecer os bolos nas formas durante 30 minutos. Depois, desenformar e colocar os bolos numa rede e deixar esfriar completamente. Depois de frios retirar o papel vegetal.
  8. Colocar um dos bolos, com o topo virado para cima, sobre um prato ou um pedestal de bolo.
  9. Colocar uma linha de creme de merengue suíço no bordo do topo do bolo de modo a criar uma barreira para evitar que a compota derrame – para tal, o ideal será usar um saco de pasteleiro – e de seguida espalhar metade da compota na zona central.
  10. A seguir espalhar uniformemente por toda a superfície do bolo uma camada de creme de merengue suíço e depois a restante compota, tendo o cuidado de não chegar aos extremos do bolo, deixando um dedo de intervalo. Depois, sobrepor com cuidado o outro bolo com o topo virado para cima e pressionar ligeiramente.
  11. Por fim, espalhar o creme de merengue suíço uniformemente na parte superior e nas laterais do bolo e decorar a gosto com os frutos vermelhos.

 

Compota de frutos vermelhos

  1. Colocar os frutos vermelhos e os morangos num tacho e deixar descongelar.
  2. Juntar o açúcar e levar ao lume médio. Quando levantar fervura deixar cozer e reduzir a calda cerca de 10 minutos.
  3. Durante a cozedura esmagar os frutos com a colher para obter um puré suave, mexendo várias vezes para não agarrar no fundo do tacho.
  4. Retirar do lume e deixar arrefecer e ficar consistente.  

 

Creme de Merengue Suíço

  1. Colocar numa taça resistente ao calor as claras e o açúcar e misturar bem com uma vara de arames.
  2. Levar ao banho-maria fraco, mexendo sempre com a vara de arames até a mistura aquecer e o açúcar ficar completamente dissolvido. Estará no ponto quanto a mistura atingir 55 a 60 ºC ou, quando se esfregar um pouco da mistura entre os dedos não se sentir grãos de açúcar.
  3. Transferir a mistura para a taça de uma batedeira e bater a velocidade alta, até o merengue arrefecer completamente (merengue suíço). A seguir juntar a manteiga, um pedaço de cada vez, batendo sempre até toda a manteiga ficar bem incorporada e obter-se um creme uniforme e denso.
  4. Juntar ao creme o extrato de baunilha e misturar até ficar bem incorporado.

 

Notas:

Creme de merengue suíço:

A taça que contém as claras não deve ficar encostada à água.

A manteiga não deve estar muito mole.

A partir do momento em que se junta a manteiga o creme baixará de volume.

O merengue suíço deve estar à temperatura ambiente antes de se juntar a manteiga para o creme não talhar e formar água. Caso o creme talhe, continuar a bater juntando a manteiga até ao fim. Se não resultar, levar o creme por 10 minutos ao frigorífico e depois bater novamente.

 

Fatia de Sublime de Chocolate com Frutos Vermelhos

 

 

Comentários

  • Dezembro 5, 2019
    Gisela Loio

    Olá, querido cunhado, os teus bolos são de comer e de chorar por mais. São uma delicia, tanto na apresentação como no sabor. Só de ver o teu blog, já dá vontade de comer. Já agora, Parabéns pelo teu blog, está muito bonito e com requinte. Muito sucesso. Muitas receitas. Muita doçura.

    Feliz Natal 2019
    Beijinhos,
    Gisela

    reply

Deixar um Comentário