doces

Au Gusto Doces

Molotof com Caramelo

Molotof com Caramelo

Ingredientes:

Molotof

10 claras de ovo L à temperatura ambiente

300 g de açúcar

Caramelo líquido

 

Caramelo líquido

200 g de açúcar

100 ml de água quente

 

Preparação:

Molotof

    1. Barrar a forma com caramelo líquido e reservar – Forma redonda com buraco no meio, com cerca de 26 cm de diâmetro e 9,5 cm de altura.
    2. Bater as claras na batedeira em velocidade baixa até fazerem espuma. A seguir aumentar para a velocidade máxima até as claras ficarem bem firmes e volumosas.
    3. De seguida reduzir a velocidade da batedeira e juntar o açúcar pouco a pouco. Limpar o açúcar das bordas da taça, com ajuda de uma espátula para que também se incorpore nas claras.
    4. Aumentar a velocidade da batedeira e deixar bater durante cerca de 5 a 7 minutos.
    5. O merengue está pronto quando o açúcar estiver completamente dissolvido. Fazer o teste esfregando um pouco da mistura entre os dedos. Se tiver vestígios de grânulos de açúcar, bater as claras mais um pouco.
    6. Adicionar 3 colheres (sopa) de caramelo líquido e bater até ficar uma mistura homogénea.
    7. Colocar o merengue na forma aos poucos, pressionando e alisando. Ir batendo a forma numa base para eliminar possíveis bolhas de ar e o merengue assentar bem.
    8. Levar ao forno pré-aquecido a 180ºC em banho-maria durante 10 minutos – Colocar a forma dentro de um recipiente com água a ferver.
    9. Desligar o forno e sem abrir, deixar o Molotof dentro por 30 minutos. Passado este tempo, retirar do forno e deixar repousar durante 10 a 15 minutos. Desenformar e levar ao frigorífico até arrefecer completamente.

 

Caramelo líquido

Caramelizar o açúcar em lume brando. Quando atingir o ponto caramelo (cor âmbar), juntar aos poucos a água quente mexendo sempre até ficar uma mistura homogénea. Deixar levantar fervura e retirar do lume.

 

Notas

  • O Molotof poderá ser feito com diferentes tamanhos, tendo em atenção que as proporções são de 30 g de açúcar por clara e que o tempo inicial de cozedura (com o forno ligado) é de 1 minuto por clara.
  • O caramelo enquanto quente fica líquido. No entanto ficará mais espesso quando arrefecer.
  • O Molotof poderá ser servido simples ou coberto com amêndoas laminadas torradas.

 

Fatia de Molotof com Caramelo

 

 

Publicar um Comentário