doces

Au Gusto Doces

Torta de Claras com Curd de Limão e Pistáchios

Torta de Claras com Curd de Limão e Pistáchios

Ingredientes:

5 claras de ovos L

280 g de açúcar branco

40 g de miolo de pistáchios picados em pedaços pequenos

6 colheres (sopa) de curd de limão

200 ml de natas frescas

Açúcar em pó para polvilhar

 

Preparação:

      1. Pré aquecer o forno a 200 oC.
      2. Untar um tabuleiro com margarina e forrar com papel vegetal – Tabuleiro retangular com cerca de 36 x 23 cm.
      3. Bater as claras na batedeira em velocidade média até ficarem volumosas. A seguir reduzir a velocidade e adicionar gradualmente o açúcar (uma colher de sopa de cada vez). Limpar o açúcar das bordas da taça, com ajuda de uma espátula para que também se incorpore nas claras. 
      4. Bater em velocidade máxima durante cerca de 5 minutos, até o merengue formar picos duros e brilhantes.
      5. Verter o merengue para o tabuleiro e espalhar / alisar uniformemente com ajuda de uma espátula. Salpicar a superfície com os pistáchios picados.
      6. Levar ao forno a 180oC durante 8 minutos até dourar. A seguir reduzir a temperatura para 160 oC e deixar cozer mais 15 minutos.
      7. Retirar do forno e virar o tabuleiro com o merengue sobre uma folha de papel vegetal previamente polvilhada com açúcar em pó. Retirar com cuidado o papel vegetal do merengue e deixar arrefecer por cerca de 15 minutos.
      8. Numa taça colocar as natas e bater em chantilly. A seguir juntar o curd de limão e envolver suavemente para dar apenas um efeito marmorizado.
      9. Espalhar o creme de chantilly sobre o merengue arrefecido deixando livres as extremidades.
      10. Com uma faca fazer um golpe profundo na transversal do merengue onde vai começar a criar o rolo (o corte dever ser afastado da borda cerca de 3 cm). Começar a enrolar pressionando com os dedos a extremidade para formar o rolo. A seguir continuar a enrolar, pressionando ligeiramente, usando o papel para ajudar. Transferir a torta para uma torteira com a junção virada para baixo.

 

Nota: Enquanto se enrola a torta esta poderá quebrar, criando fissuras, o que é perfeitamente natural para este tipo de doce.

Torta de Claras com Curd de Limão e Pistáchios

 

Publicar um Comentário