Charlotte Royale de Morango
Ingredientes:
Rocambole
6 claras
90 g de açúcar
3 gemas
1 colher (sopa) de extrato de baunilha (em alternativa usar essência)
1 pitada de sal
6 colheres (sopa) de farinha de trigo
60 g de óleo
Açúcar em pó q.b.
Cerca de 180 g de compota morango
Creme
2 pacotes de natas frescas (2 x 200 ml)
200 g de queijo creme (Philadelphia)
1 lata de leite condensado
8 folhas de gelatina incolor
100 ml de leite
150 g de morangos cortados aos pedacinhos
Preparação:
Rocambole
- Separar as claras das gemas. Reservar as gemas.
- Bater as claras e quando começarem a espumar juntar um terço do açúcar continuando a bater. Quando ficar mais branco juntar mais um terço do açúcar e continuar a bater até ficar quase uma leve onda. Acrescentar o último terço do açúcar continuando a bater até formar picos duros (parar de bater).
- Acrescentar 3 gemas uma a uma batendo sempre com a batedeira. Quando estiver uma mistura homogénea, juntar uma pitada de sal, o extrato de baunilha e misturar. Juntar a farinha de trigo peneirada (medidas com medidor). Misturar com vara de arames. Por último acrescentar o óleo e misturar.
- Transferir a massa para uma forma retangular de 26 x 37 cm coberta com papel vegetal. Alisar a massa com uma espátula. Levar ao forno pré aquecido a 200ºC durante 8 minutos ou até a massa ficar levemente dourada na superfície. Não deixar ficar mais tempo para a massa não ficar seca.
- Retirar do forno. Descolar as bordas com ajuda de uma faca. Retirar o bolo, colocá-lo num suporte em rede e deixar amornar cerca de 10 minutos.
- Passado esse tempo, colocar o bolo sobre uma tábua e polvilhar a superfície com açúcar em pó. Cobrir com uma folha de papel vegetal, colocar por cima um suporte em rede e virar ao contrário, de modo que a base do bolo fique voltada para cima, e transferir para a mesa de trabalho. Retirar o papel vegetal da base do bolo e pincelar com a geleia de morango espalhando uniformemente pela superfície.
- A seguir, enrolar o bolo pela parte maior. Cortar o rocambole em fatias com cerca de 5 cm.
- Forrar uma taça redonda com cerca de 19 cm de diâmetro com filme de plástico.
- Colocar uma fatia de rocambole no fundo da taça e ao centro. De seguida distribuir as restantes fatias à volta da taça, do fundo para o topo, pressionando de modo a não deixar espaços vazios entre as fatias.
- Reservar algumas fatias de rocambole para forrar o topo do doce.
Creme
- Demolhar as folhas de gelatina em água fria e derreter em 100 ml de leite quente. Deixar o preparado arrefecer (até ficar morno).
- Bater as natas em chantilly e reservar no frigorífico.
- Bater o queijo creme com o leite condensado até obter uma mistura cremosa. Juntar as natas em chantilly e misturar suavemente.
- Adicionar a gelatina derretida (em fio) envolvendo muito bem. Por último juntar os morangos cortados aos pedacinhos e envolver.
- Verter o creme para a taça que contém a charlotte e cobrir o topo com as fatias de rocambole reservadas.
- Levar ao frigorífico durante 8 horas para consolidar.
- Decorrido esse tempo, retirar a charlotte do frigorífico e desenformar virando o bolo para o prato que vai servir e retirar o filme de plástico.
Alternativa para o creme: No final dividir o creme em duas partes iguais. Numa das metades juntar 150 de morangos cortados aos pedacinhos e na outra 100 g de doce de morango. Verter para a taça em primeiro lugar o creme que contém os pedacinhos morangos e de seguida o outro creme.
0 Comentários