bolos

Au Gusto Doces

Bolo de Amêndoas

Ingredientes:

Creme

4 gemas de ovos

100 g de açúcar

100 g de natas frescas

100 g de manteiga meio sal à temperatura ambiente

 

Bolo

4 ovos L

100 g de açúcar

200 g de amêndoas com pele

 

Decoração

60 g de amêndoas laminadas

 

Preparação:

Creme

  1. Colocar num tacho as gemas, o açúcar e as natas. Misturar bem com uma vara de arames até ficar uma mistura homogénea.
  2. Levar ao lume brando até engrossar mexendo sempre. Retirar do lume, transferir para uma taça, cobrir a superfície com película aderente e deixar arrefecer completamente.
  3. Colocar a manteiga numa taça e bater até ficar cremosa.
  4. Adicionar aos poucos o creme de ovos batendo sempre em cada adição e no final misturar bem para ficar uma mistura homogénea.

 

Bolo

  1. Pré aquecer o forno a 170ºC.
  2. Untar duas formas com margarina. Forrar o fundo com papel vegetal e untar com margarina – Formas redondas com cerca de 20 x 6 cm.
  3. Triturar finamente as amêndoas e reservar.
  4. Bater as claras em castelo firme e reservar.
  5. Bater as gemas com o açúcar até ficar uma mistura cremosa e esbranquiçada. Juntar aos poucos as amêndoas trituradas e as claras batidas de forma alternada, envolvendo delicadamente em cada adição.
  6. Colocar a massa nas formas dividindo em partes iguais. Alisar a superfície e levar a cozer cerca de 25 a 30 minutos – Fazer o teste do palito.
  7. Retirar do forno e deixar repousar cerca de 10 minutos.
  8. Desenformar os bolos passando primeiro uma faca pelas laterais da forma, retirar o papel vegetal e deixar arrefecer completamente. Os bolos podem afundar um pouco no centro enquanto arrefecem.

 

Cobertura e decoração

  1. Tostar as amêndoas laminadas. Colocar numa frigideira e levar ao lume médio. Mexer /envolver as amêndoas várias vezes para tostarem uniformemente e não queimarem. Quando ficarem douradas retirar do lume e deixar arrefecer.
  2. Colocar uma camada de bolo sobre um prato. Espalhar uniformemente na superfície cerca de ar 1/3 do creme. A seguir sobrepor com cuidado o outro bolo. Por fim, espalhar o restante creme uniformemente na parte superior e nas laterais do bolo.
  3. Decorar o topo e as laterais com as amêndoas tostadas.

 

Nota:

As amêndoas laminadas podem ser tostadas no forno a cerca de 180ºC em modo “grill”. Espalhar as amêndoas num tabuleiro e levar ao forno. Abrir o forno várias vezes e mexer /envolver as amêndoas para tostarem uniformemente e não ficarem queimadas. Quando ficarem douradas retirar do forno e deixar arrefecer.

 

 

 

Deixar um Comentário