doces

Au Gusto Doces

Tarte de Maçã e Aveia

Ingredientes:

5 a 6 maçãs médias

2 colheres (sopa) de sumo de limão

160 g de flocos de aveia grossos

210 g de farinha de trigo sem fermento

150 g de açúcar + 1 colher (sopa) para o topo

120 g + 30 g de manteiga meio sal gelada

1 colher (chá) de canela em pó

 

Preparação:

  1. Pré aquecer o forno a 180ºC.
  2. Untar com manteiga e forrar o fundo de uma forma com papel vegetal – Forma redonda de aro removível com ± 23 cm de diâmetro.
  3. Numa taça misturar a farinha, a aveia, o açúcar e a canela.
  4. Noutra taça ralar grosseiramente as maçãs descascadas até obter cerca de 650 g. Adicionar o sumo de limão e misturar.
  5. Dividir a mistura de maçã em 3 partes iguais e a mistura de aveia em 4 partes iguais.
  6. Fazer a montagem da tarte em camadas procedendo do seguinte modo:
  • Ralar 30 g de manteiga para a base da forma.
  • Fazer a primeira camada espalhando uniformemente 1/4 da mistura de aveia e pressionar levemente com uma colher. A seguir espalhar uniformemente 1/3 das maçãs trituradas e pressionar levemente com uma colher.
  • Repetir o mesmo processo mais 2 vezes, terminando com a mistura de aveia, sendo: mistura de aveia, mistura de maçã / mistura de aveia, mistura de maçã / mistura de aveia.
  • Por fim ralar os restantes 120 g de manteiga diretamente para o topo da tarte, tendo o cuidado que fique espalhada por toda a superfície. A seguir polvilhar com 1 colher (sopa) de açúcar.
  1. Levar ao forno a cozer por 35 a 40 minutos, até dourar por cima. Retirar do forno e deixar arrefecer durante 20 minutos. Depois, retirar o aro e deixar arrefecer completamente. Desenformar a tarte, retirar o papel vegetal e colocar num prato com o topo virado para cima.

 

Deixar um Comentário