Tarte Cremosa de Chocolate
Ingredientes:
Base
75 g de manteiga com sal gelada e cortada aos cubos
115 g de farinha de trigo sem fermento
25 g de açúcar
30 g de nozes pecan partidas aos pedaços pequenos
Creme de chocolate
45 g de amido de milho
30 g de cacau magro em pó
175 g de açúcar
3 gemas de ovos
450 ml de leite meio gordo
25 g de manteiga com sal
2 colheres (chá) de extrato de baunilha
Creme branco
200 g de queijo creme “tipo Philadelphia” gelado
250 ml de natas frescas
150 g de açúcar em pó
Preparação:
Base
- Pré-aquecer o forno a 180ºC.
- Numa taça colocar a farinha, a manteiga e o açúcar. Misturar com as mãos até obter uma mistura esfarelada. Adicionar as nozes e misturar.
- Deitar o preparado na forma e espalhar sobre base. Com as costas de uma colher pressionar o preparado contra a base da forma para obter uma camada uniforme e compacta – Forma redonda com aro removível com ± 23 cm de diâmetro.
- Levar ao forno a cozer durante 20 a 25 minutos, até ficar dourada. Retirar do forno e deixar arrefecer.
Creme de chocolate
- Peneirar para uma taça o amido e o cacau. Juntar o açúcar e misturar.
- Adicionar as gemas e um pouco de leite e misturar com uma vara de arames. Adicionar o restante leite e misturar muito bem.
- Transferir o preparado para um tacho e levar ao lume brando, mexendo sempre com uma vara de arames, até levantar fervura e ficar um creme espesso e sem grumos. Retirar do lume, juntar a manteiga e o extrato de baunilha e misturar muito bem. Transferir para uma taça e deixar arrefecer completamente.
Creme branco
- Bater as natas em chantilly e reservar.
- Numa taça colocar o queijo creme e juntar gradualmente o açúcar em pó, misturando muito bem em cada adição com uma vara de arames. Adicionar o chantilly e envolver bem.
Montagem da tarte
- Deitar para a forma colheradas do creme branco, deixando espaços vazios entre cada “montinho”. A seguir preencher os espaços vazios com colheradas do creme de chocolate. Por fim, fazer remoinhos largos de baixo para cima, com ajuda de um cabo de colher, para criar ondas e ficar com aspeto marmoreado.
- Levar ao frigorífico pelo menos 5 horas ou de um dia para o outro para consolidar.
- Desenformar passando primeiro uma faca pelas laterais da forma e depois abrir e retirar o aro. Por fim, passar uma espátula na base da forma para soltar a tarte e transferir para um prato, inclinando e deixando-a deslizar com cuidado.
0 Comentários