Pavlova com Curd de Limão
Ingredientes:
Pavlova
150 ml de claras de ovo (cerca de 4 claras)
200 g de açúcar fino
1colher (café) de extrato de baunilha
2 colheres (chá) de vinagre de vinho branco
2 colheres (chá) de amido de milho (tipo Maisena)
Curd de limão
3 ovos L
150 g de açúcar
80 ml de sumo de limão devidamente coado
60 g de manteiga sem sal à temperatura ambiente
Raspas de 3 limões finamente picadas
Cobertura
200 ml de natas frescas para bater
100 a 150 ml de curd de limão
Amêndoa torrada laminada
Preparação:
Pavlova
- Ligar o forno a 150ºC.
- Forrar um tabuleiro com papel vegetal e desenhar um círculo com cerca de 20 cm no papel. Virar o papel, de modo que o círculo desenhado fique no lado inverso (untar o tabuleiro com margarina para ajudar a segurar o papel vegetal)
- Para fazer a Pavlova primeiro bater as claras até formar picos moles.
- De seguida, adicionar o açúcar, uma colher de sopa de cada vez, e continuar a bater até o merengue formar picos duros e brilhantes.
- Juntar o extrato de baunilha. Juntar o amido de milho e o vinagre e envolver delicadamente com uma espátula. (Adicionando estes dois ingredientes vai dar à Pavlova uma crosta tostadinha)
- Colocar as claras dentro do círculo do papel vegetal e com a ajuda de uma espátula moldar as claras de modo a ficarem dentro do círculo, como se de um bolo se tratasse.
- Colocar a pavlova no forno e reduzir para 130ºC. Cozer durante 1h15 ou até o exterior estar seco e com uma cor creme pálida.
- Desligar o forno, deixar a porta entreaberta, e deixar a pavlova arrefecer completamente dentro do forno. (A parte externa do merengue fica firme se suavemente pressionado. O interior fica macio, semelhante a marshmallow.)
Curd de limão
- Numa taça resistente ao calor misturar o açúcar com o sumo de limão e levar ao banho-maria brando. Deixar aquecer, mexendo, até o açúcar dissolver.
- À parte bater os ovos com ajuda de uma vara de arames. Adicionar em fio o preparado anterior, mexendo sempre até estar tudo bem envolvido.
- Transferir o preparado para a taça inicial e levar a cozer em banho-maria brando, mexendo sempre com uma vara de arames (para evitar que coalhe) até a mistura ficar espessa. Este processo levará cerca de 7 minutos.
- Retirar da taça do banho-maria, juntar a manteiga cortada em pedaços pequenos e envolver até esta derreter completamente. Adicionar as raspas de limão e misturar bem.
- Cobrir imediatamente com filme plástico, para evitar que se forme uma película na superfície, e levar ao frigorífico até arrefecer completamente.
- Antes de usar, misturar com uma colher para ficar um creme homogéneo.
Cobertura
- Bater as natas em chantilly. Juntar metade do curd de limão e envolver suavemente.
- Cobrir a pavlova, primeiro com o restante curd de limão (deixar um bocado para a decoração) e depois com o preparado anterior (creme de chantilly).
- Decorar a gosto com fios de curd e amêndoas laminadas.
0 Comentários