Cheesecake Crocante de Caramelo
Ingredientes:
Praliné de amêndoas
1/2 chávena de açúcar
100 g de amêndoa laminada e tostada
Caramelo para a cobertura
200 g de açúcar
90 g de manteiga (meio sal)
100 ml de natas
Base
200 g de bolacha Maria
100 g de manteiga (meio sal)
Creme
2 pacotes de natas frescas (2 x 200 ml)
200 g de queijo creme (Philadelphia)
1 lata de leite condensado
8 folhas de gelatina incolor
100 ml de leite
Preparação:
Praliné de amêndoas
- Caramelizar o açúcar em lume médio. Assim que formar o caramelo, juntar as amêndoas e mexer até estas ficarem bem envolvidas no caramelo. Retirar do lume, transferir para um tabuleiro untado com manteiga e deixar arrefecer. Quando o praliné estiver frio, partir aos pedaços e reservar alguns para a decoração.
- Triturar o restante grosseiramente num processador e reservar para base do cheesecake.
Caramelo para a cobertura
- Colocar o açúcar no tacho em fogo médio. Deixar derreter até formar caramelo, mexendo o tacho ocasionalmente para misturar.
- Juntar depois a manteiga de uma só vez mexendo sempre (ter cuidado com os respingos). Não demorar muito a adicionar a manteiga, pois caso contrário o caramelo fica queimado. Misturar bem.
- De seguida, adicionar delicadamente as natas (ter cuidado com os respingos). Misturar bem até dissolver. Deixar ferver e engrossar durante cerca de cinco minutos, mexendo sempre.
- O caramelo fica relativamente líquido. No entanto irá ficar mais espesso quando estiver frio.
Base
- Triturar a bolacha num processador. Derreter a manteiga e adicionar ao preparado anterior e processar mais um bocado, até obter uma mistura homogénea tipo areia da praia molhada.
- Forrar a base da forma com o preparado de bolacha (forma redonda de aro removível com ± 27 cm de diâmetro). Pressionar muito bem o preparado sobre base da forma (o preparado deve ficar compacto) – Antes de colocar o preparado de bolacha, prender adequadamente a base com o aro.
- Levar ao forno pré-aquecido a 170 °C durante 10 minutos. Retirar do forno e deixar arrefecer.
- Colocar o praliné triturado e espalhar uniformemente por toda a superfície. Reservar.
Creme
- Demolhar as 8 folhas de gelatina em água fria e derreter em 100 ml de leite quente. Deixar o preparado arrefecer (até ficar morno).
- Bater as natas em chantilly e reservar no frigorífico.
- Bater o queijo creme com o leite condensado até obter uma mistura cremosa. Juntar as natas em chantilly e misturar suavemente.
- Adicionar a gelatina derretida (em fio) envolvendo muito bem.
- A seguir verter com cuidado o preparado anterior para a forma que contém a base de bolacha com praliné. Alisar o topo com ajuda de uma colher ou espátula.
- Colocar no topo colheradas de caramelo dispersas por toda a superfície. A seguir com a ponta de uma faca fazer estrias onduladas com picos, pressionando um pouco para se formar uma mistura de caramelo com creme. Colocar no frigorífico para consolidar.
Decoração
- Desenformar o cheesecake e decorar a gosto com o resto do praliné partido aos pedaços e physalis.
0 Comentários